Como morar em um apartamento comunitário no centro de São Petersburgo (onde um quarto custa 4 milhões)
Amo muito São Petersburgo e já estive aqui várias vezes. Mas o mais interessante foi ver o que estava escondido atrás dos muros das lindas casas. Foi assim que acabei nos apartamentos comunitários de São Petersburgo e vou mostrar o que vi.
Quando me mudei para a Rússia, aprendi rapidamente o que era um “apartamento comunitário”. Minha esposa e eu moramos por algum tempo em um apartamento assim em Moscou. Este era um apartamento num prédio de Stalin, não muito longe do centro. Já era hora de reformas, mas gostei muito do apartamento em si. Tetos altos e pisos de madeira, que, parece-me, existem desde a época de Stalin.
Havia vizinhos nos outros dois quartos. Tive que me acostumar a conviver com outras pessoas. Ainda temos que dividir a cozinha e o banheiro. Cada um tem seus próprios horários e hábitos. Havia filas para chuveiros e banheiros. Mas me acostumei rapidamente, porque em geral os vizinhos eram normais e consigo me adaptar a diferentes situações. A propósito, no meu livro “Dutch in Russia” escrevi sobre alguns casos interessantes em nosso apartamento comunitário 🙂
Capital dos apartamentos comunitários
Antes da viagem li muito sobre apartamentos comunitários na cidade de Petra. São Petersburgo é a capital dos apartamentos comunitários na Rússia, não? Atrás de muitas belas paredes de casas no centro da cidade estão escondidos apartamentos comunitários.
Também existem apartamentos comuns aqui. Foto: Holandês na Rússia
E quando fui para São Petersburgo, queria ver como eles moravam nesses apartamentos.
Como chegar a um verdadeiro apartamento comunitário se você for turista
Mas como ver um verdadeiro apartamento comunitário? Não tenho amigos que moram em apartamentos comunitários, então encontrei um tour por apartamentos comunitários no Tripster , onde costumamos fazer excursões quando viajamos. Gosto que haja muitas excursões inusitadas de moradores locais, com quem você pode chegar a locais não turísticos.
E o que vi e aprendi sobre a vida nesta excursão foi um pequeno choque para mim! E agora vou mostrar tudo para vocês (e também posso dar um desconto na visita a qualquer excursão Tripster). Mas primeiro, um pouco de história.
Por que existem tantos apartamentos comunitários?
Em São Petersburgo, os apartamentos comunitários vieram de prédios de apartamentos. Na época do czar, os ricos compravam terrenos no centro de São Petersburgo e construíam casas não apenas para morar lá, mas também para alugá-los e ganhar dinheiro.
Os futuros proprietários convidaram os melhores arquitetos da Rússia e de outros países. É por isso que há tanta arquitetura bonita em São Petersburgo. Foto: Holandês na Rússia
Todos queriam deixar a casa mais bonita que as outras, para que mais pessoas quisessem morar lá e pagassem mais. Essas casas para alugar eram chamadas de casas de renda.
Estes são antigos prédios de apartamentos. Quanto mais bonitos eram, mais fácil era alugar o apartamento. Foto: Holandês na Rússia
Após a revolução, o estado tirou essas casas dos seus proprietários. Os proprietários têm apenas um quarto sobrando. Todos os outros quartos foram cedidos a outras pessoas. Este é o caso até hoje – várias famílias moram no mesmo apartamento. E hoje veremos vários desses apartamentos.
Então, vamos aos apartamentos comunitários de São Petersburgo!
Escada frontal e traseira
Por onde eles começam? Claro, da porta da frente. Sempre me perguntei por que em Moscou se diz entrada e em São Petersburgo – porta da frente . Achei que fosse de novo frango/frango , trigo sarraceno/trigo sarraceno , mas descobri que não é bem assim. Tudo me foi explicado durante a excursão.
A porta da frente está localizada na parte externa do edifício. E esta porta é a escada dos fundos. Foto: Holandês na Rússia
Essas casas tinham duas entradas. Uma é para os proprietários – a porta da frente. A propósito, em Moscou, eles também estavam em prédios de apartamentos. Outra entrada é para assistentes. Era uma entrada comum do pátio, chamada escada dos fundos.
Além de haver uma entrada diferenciada para os ajudantes, o apartamento também foi construído para que os proprietários não os encontrassem! Havia portas entre os quartos para que não fosse necessário sair para o corredor, por onde também caminhava o auxiliar.
Apartamentos comuns
Qual foi o choque para mim? Eu morava em um apartamento com três quartos. Eu sabia que havia mais. Mas fiquei surpreso que poderia haver muito mais apartamentos! Por exemplo, vimos como eles moram em um apartamento de 8 quartos!
“Não, oito ainda não é suficiente”, disseram-me durante o passeio. “O maior apartamento comunitário está localizado em São Petersburgo, e lá, espere, há 80 quartos! Sua área é de mais de 1.000 metros quadrados!”
Chegamos a um apartamento comunitário menor. Também está localizado no centro de São Petersburgo. Foto: Holandês na Rússia
Imagino que a manhã perto do banheiro se pareça com um engarrafamento matinal em Moscou 🙂 E pensei que os engarrafamentos tivessem sido inventados em Moscou, mas parece que nasceram em São Petersburgo! 🙂
Então você precisa chegar a um bom acordo com seus vizinhos sobre quem faz o quê e quando, lava o chão e assim por diante. E, claro, é importante ter bons vizinhos. “Você pode comprar uma casa, mas não pode comprar vizinhos.” – Lembrei-me dessa frase que uma gentil mulher me disse no trem, e nesse caso a frase é muito relevante!
O apartamento mais assustador
Durante o passeio nos mostraram três apartamentos. O primeiro foi o que mais me impressionou. Na cozinha de um apartamento comunitário. Foto: Holandês na Rússia
São cinco quartos, e em cada quarto moram diferentes famílias. Só se chega pela escada dos fundos (porque outra parte do apartamento foi comprada e fechada das demais), e chegamos imediatamente à cozinha. E foi aqui que a cozinheira foi parar no século XIX, quando entrou no apartamento.
Na foto atrás do armário à direita você vê uma porta, que é a entrada de um pequeno cômodo. A cozinheira morava aqui. Agora existe uma área de armazenamento para coisas.
Da cozinha saímos para o corredor. A partir daqui existem entradas para todos os quartos.
Há muitas coisas antigas preservadas aqui. Este é um bom enigma para crianças modernas :). Foto: Holandês na Rússia
O interessante é que além do corredor comum, por onde há saídas dos quartos, também existiam portas entre os quartos. Isso foi feito para que fosse conveniente ir para outra sala e não encontrar assistentes no corredor. Entramos em um deles. Um jovem mora aqui.
A sala é enorme e iluminada. Mas custa mais de 4 milhões de rublos! Mas é no centro da cidade.
Vista quase do centro da cidade. Foto: Holandês na Rússia
O fogão foi preservado aqui. E você pode ver toda a história do apartamento sob diferentes camadas de papel de parede. Gosto da cor azul! Eu me pergunto que período de tempo é esse? Foto: Holandês na Rússia
Há um chuveiro e WC para todos os quartos. Agora, infelizmente, este apartamento não é muito bom: são muito necessários reparos, mas a dificuldade é que os vizinhos não conseguem chegar a acordo sobre os reparos. Moravam aqui 7 famílias, mas agora são 4.
Visitamos também o apartamento comunitário de um escritor e crítico de arte.
Sergei Dovlatov viveu no primeiro. Nunca ouvi falar dele, mas me disseram que ele era bastante popular aqui, certo? Seu quarto tem mais de 40 metros. Agora há mais um museu lá – muitos objetos do passado que você pode fotografar e tocar.
Um crítico de arte mora no terceiro apartamento. Este é o apartamento dela:
Existem até janelas originais preservadas.
E aqui estão algumas regras interessantes de apartamentos comunitários que aprendi naquele dia:
- Cada família tem seu lugar na cozinha e no banheiro e no corredor. Lá você pode colocar suas coisas que não há lugar na sala.
- A cozinha é o centro da vida, onde os vizinhos se encontram, discutem novidades e cozinham juntos.
- Uma regra importante: não coloque coisas nas instalações de outras pessoas.
- No banheiro cada um tem seu xampu e papel higiênico, cada um sabe onde está o papel e só usa o seu. Portanto, alguns papéis no banheiro de um apartamento comunitário são a norma.
- Há uma geladeira em todos os quartos.
- Cada sala tem seu próprio balcão. É proibido o uso de aparelhos elétricos potentes na área comum.
- os vizinhos concordam sobre quem sai e quando pela manhã e usa o chuveiro e o banheiro.
- Você não pode fazer barulho no horário combinado com seus vizinhos.
- Cada cômodo tem sua parte do fogão e você não pode cozinhar no fogão do vizinho. Você deve lavar sua parte. Mas nem todo mundo faz isso.
Foi interessante saber que alguém até ganhou animais!
Mas nem todo mundo gostava desses vizinhos e, portanto, apareceram os seguintes anúncios:
Comprei este tour de apartamentos comunitários no Tripster . Existem excursões originais em russo em todo o mundo, e são conduzidas por guias muito bons (fiz várias excursões e todas as vezes foi interessante).
Minha excursão se chama “Apartamentos comunitários de Leningrado – fora e dentro . ” Usando o link acima você pode ver o custo da excursão e se inscrever.
Além disso, se quiser obter um desconto de -10%, pode utilizar o código promocional – TRIPSTER24 – é válido até 27 de fevereiro. Isso significa que é possível reservar com desconto em fevereiro, podendo ir a qualquer hora, inclusive no verão durante as férias.
Sobre o Autor
0 Comentários